© 2020 por Vamos a Hablar Español
Mogi das Cruzes - SP, Brasil l contato@vamosahablarespanol.com.br

A importância do Espanhol no Mundo Globalizado

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Já pensou sobre a relevância do Espanhol nos dias de hoje? Confira a entrevista que demos refletindo um pouco sobre o porquê você também deve dedicar-se a estudar essa língua tão linda:


#portalvhe #vhe #vamosahablarespanol #espanhol #importanciadoespanhol


- Qual a relevância do Espanhol no mundo globalizado hoje?

R: A globalização nos permite ter acesso aos mais diferentes tipos de conteúdos, opiniões, cultura, entretenimento, pessoas e etc. Quantas são as possibilidades vindas dos mais de 20 países falantes da língua hispana? Não fazer parte do mundo "hispanohablante" é perder um percentual muito grande do que o fenômeno do mundo globalizado nos proporciona. O Espanhol tem uma relevância muito grande na produção de literatura, cinema, e outras tantas áreas; é língua oficial de grandes órgãos internacionais, como a ONU; é a segunda língua mais falada nos EUA, e o percentual cresce a cada dia. Há muito para desfrutar e aprender!


- Muitas vezes brincamos que os brasileiros são fluentes em "portunhol". Qual a importância de realmente aprender o Espanhol da forma correta?

R: Estudar o Espanhol é fundamental na hora de colocar a língua em prática. A maioria dos brasileiros pensa não ter a necessidade de estudar a língua até que precisa se comunicar de fato com alguém. Costuma-se entender (quase) tudo, mas dar continuidade à conversa normalmente é bastante difícil. Quantos relatos de alunos que acabam desistindo de tentar o "portunhol" nas viagens, por não serem compreendidos! E para aqueles que tem contato com pessoas de fala hispana em ambiente de trabalho, a importância é ainda maior! Boa parte das grandes empresas brasileiras estão expandindo seus negócios para os demais países da América Latina, e as negociações e dia a dia de trabalho desenrolados no Espanhol fluem de maneira muito mais natural! De um modo geral, nativos de fala hispana da América têm uma preferência pelo uso do Espanhol em relação ao Inglês, e muitos brasileiros encontram essa dificuldade de comunicação quando não dominam a língua Espanhola.


- É mais fácil para um brasileiro aprender Espanhol do que qualquer outro idioma? Ou o processo de aprendizagem de diferentes idiomas é similar?

R: Em termos de tempo de estudo, normalmente o avanço no Espanhol é bem mais rápido em relação a outras línguas não latinas. Isso se deve à grande semelhança de vocabulários! Mas mesma semelhança pode também se tornar uma vilã se o aluno não se atentar à igual, se não maior necessidade de aplicar-se aos estudos, especialmente em relação à gramática e conjugação de verbos, que costuma ser o ponto de maior dedicação dos alunos. Isso sem falar nos inúmeros casos de "falsos amigos" - palavras idênticas ou muito parecidas ao português, mas que têm significados bastante diferentes. É preciso equilibrar bem a facilidade de assimilação com a aplicação aos estudos!


- Você concorda com o fato de que, atualmente, ter apenas a língua-mãe (neste caso, o português) e o inglês já não é suficiente, abrindo espaço para o aprendizado de um terceiro idioma? Se sim, por quê?

R: Com toda a certeza! O inglês hoje é uma necessidade básica, enquanto o Espanhol tem ganhado o posto de diferencial. Ter o Espanhol no currículo chama a atenção de muitos recrutadores e abre portas no mundo dos negócios, turismo e outras tantas áreas de atuação que acompanham a globalização atual. Para aqueles que buscam desenvolver maior relação com os países da América Latina, o que é uma tendência latente em todas as empresas em expansão do Brasil, certamente o domínio do Espanhol trará um resultado muito mais satisfatório que em relação ao inglês. Para o CEO de uma empresa, ou para o atendente de base, saber falar Espanhol só trará benefícios! Atualmente, não desenvolver esta habilidade pode representar uma perda de grandes oportunidades.



Juliana Maester

Instrutora de Espanhol e criadora do Vamos a Hablar Español

www.vamosahablarespanol.com.br



______


Entrevista cedida para Victor Affonso, da Udemy Brasil.

77 visualizações