Telegram

Faça parte do grupo

Como escrever bem em Espanhol

maxresdefault (22)

VERDADE SEJA DITA: escrever é definitivamente MUITO diferente de falar, em qualquer língua! E se você está estudando e precisa aprimorar a sua escrita, acompanhe tudo o que eu vou te dizer aqui, que vai ter dicas muito importantes para você ELEVAR a sua escrita em espanhol.

Tanto no português quanto no Espanhol a gente definitivamente NÃO ESCREVE DO MESMO JEITO QUE FALA, neh? A gente leva uma vida toda estudando muito e entendendo na escola quais termos e jeitos que a gente precisa ter pra escrever, neh?

Pois bem, no Espanhol não é diferente, e é por isso que eu quero COMEÇAR a te abrir os olhos e dar algumas dicas BEM BÁSICAS mas BEM IMPORTANTES sobre a escrita no espanhol, principalmente focado nas dificuldades que a gente tem com o portunhol.

Em primeiro lugar eu quero deixar claro que eu não estou considerando aqui o ambiente das redes sociais para sua escrita, tah? Não quer dizer que você precisa escrever TUDO errado no whatsapp, mas a gente sabe que a formalidade ali é pouca, então não tem porquê se preocupar tanto.

MAS… se você trabalha com atendimento ao público em espanhol, se você escreve e-mails, se você divulga informações … enfim, qualquer contexto de trabalho (divulgar seu currículo no linkedin por exemplo), ou até coisas formais do tipo: se inscrever para um vestibular ou uma bolsa de universidade. IMPORTANTE, neh? Então se liga nessas pontos BÁSICOS PARA A SUA ESCRITA:

  1. Pontuação

A primeira coisa básica é que pra você pelo menos escrever um e-mail decente, precisa lembrar de usar as pontuações corretamente. E SIM, precisa usar o ponto de interrogação e exclamação ao contrário no início da frase, tah? É bem importante. Mas a dica boa é: no celular, adicione o teclado em espanhol, para você ter os pontos ao contrário de fácil acesso.

No computador,: alt + 168 = ¿ / alt + 173 = ¡

Gente, eu to falando de windows, tah? Que é o que o povo usa! Eu não sei mexer no mac…haha. Se alguém souber, conta aqui como é que faz pra colocar esses pontos no MAC, tah?

  1. Espanhol não tem SS

Parece bem bobinho, mas MUITA gente não repara nisso e escreve errado. GENTE, em espanhol não existe SS, ok? Não existe e pronto, não insista!

Alguns clássicos que a gente costuma confundir:

  • Profesional
  • Sesenta
  • Dieciséis
  • Prisa
  1. Acentuação (tilde), em especial nas perguntas

Acentuação é chato, mas é importante SIM! Se você quer passar uma boa impressão, recomendo que dedique-se a aprender bem as acentuações em espanhol. Saiba quais as principais diferenças do português para o espanhol, especialmente aquelas palavras que em português têm acento e em espanhol não. Entenda os motivos dos acentos.

Obs. 1: POR FAVOR não esqueça de acentuar os pronomes interrogativos e exclamativos, tah? TODOS levam acento: qué, cómo, cuándo, cuál…. vai fazer toda a diferença na sua escrita!

Obs.2: Estude também as TILDEs diacríticas, que são aquelas palavrinhas que têm uma versão com acento e outra sem – e cada uma tem um significado.

Por exemplo: te (pronome pessoal) / (chá); mi (possessivo) / mí (pronome pessoal)

  1. Conjunções: DEL e AL (el e lo tbm)

Algumas palavrinhas em espanhol dizem logo se você tem um nível mínimo da língua, especialmente na escrita. As preposições são algumas delas. E aqui chamo atenção para as CONJUNÇÕES. Eu já respondi essa dúvida em comentários aqui no canal, olha só: Quando você quiser dizer DO, do português, em espanhol dizemos DEL = é uma junção da preposição DE + EL = DEL.

Quando você quiser dizer AO, do português, em espanhol dizemos AL = é uma junção da preposição A + EL = AL.

Eu vou APROVEITAR e lembrar também que você já precisa ter bem tranquilo o tema de EL e LO, certo?

>>Eu prometi 4 dicas mas segura aí que tem mais 2 dicas extras:

dica EXTRA: Leitura. Em qualquer língua a melhor maneira de você aprender mais sobre a escrita é LENDO. Por isso, se esse é o seu objetivo nesse momento, invista em boas leituras!

dica EXTRA 2: Treine bastante! Nossos alunos do Portal VHE treinam muito a escrita porque a gente conversa o dia todo lá no nosso grupo do Telegram. Um vai corrigindo o outro, e também vou lá e respondo as dúvidas. Então TENHA PESSOAS e mecanismos pra você TREINAR A ESCRITA! Se você tem interesse em treinar com a gente vai lá no nosso site e se inscreva na nossa lista de espera para a próxima turma: http://www.vamosahablarespanol.com.br

Espero que você tenha gostado e aproveitado muito esse conteúdo. Comenta aqui pra mim quais os recursos que você usa pra treinar escrita, e quais são as suas dificuldades também, assim a gente vai criando mais conteúdos pra vocês.

Deixe um comentário