Filmes para Estudar Espanhol

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Hoje vamos falar um pouco sobre filmes e séries de conteúdo hispano para ajudar vocês nos estudos, treinar o vocabulário e o ouvido, que faz toda a diferença: as coisas começam a fazer mais sentido e te ajudam na imersão cultural!


#vamosahablarespanol #portalvhe #vhe #filmesemespanhol


A primeira dica é do filme Relatos Salvajes (em português Relatos Selvagens), um filme de produção espanhola e argentina e com direção de Damián Szifron. A produção é assinada por Pedro Almodóvar, muito conhecido no cinema hispano e que tem obras muito diferentes do que estamos acostumados a assistir em Hollywood. Conta com a participação de Ricardo Darín, um ator argentino que participa de muitas produções e filmes ótimos e eu particularmente gosto muito dele. É um filme excepcional! São seis episódios contando sobre histórias cotidianas com a temática de vingança e com trajetórias e desfechos incríveis.


O segundo filme que eu indico para vocês é o Diarios de Motocicleta, que conta um pouco do início da trajetória do Che Guevara, que era médico e resolve sair da Argentina e fazer uma viagem com seu amigo Granado até o Peru, como ele desenvolveu a paixão pelos povos latinos e a América Latina, fala muito sobre o fazer o bem ao próximo, uma relfexão muito bonita. O papel principal fica com o ator Gael García Bernal e, o de seu amigo, com Rodrigo de La Serna. A trilha sonora foi feita por Gustavo Santaolalla, vencedor de dois Oscars nessa categoria, inclusive pela sua obra em O Segredo de Brokeback Mountain.



A terceira indicação é para o filme Siete Años (Sete Anos) que é a primeira produção de filme espanhol da Netflix. Esse filme é interessante pois, apesar de haver toda uma trama, não é uma daquelas mega-produções de cenário, local de filmagens: é filmado todo em um só lugar. A trama é sobre amigos empresários que tem um problema a ser resolvido na empresa e que precisam resolver o mais rápido possível, talvez não de uma forma muito amigável. É um filme daqueles que te faz pensar em suas atitudes, até que ponto conseguimos chegar quando temos um problema para resolver, vale a reflexão! É espanhol, portanto com tempos verbais e expressões do espanhol ibérico.


Nossa quarta indicação é uma série chamada Club de Cuervos também da Netflix, só que mexicana. Se você gosta de esportes vai curtir bastante, é uma comédia dramática que trata de uma família que dirige um clube de futebol. O pai, que era o presidente do clube, falece bem no início e o que se passa na série é a disputa da direção pelos dois irmãos que ficaram. Minha dica: se você começou a estudar espanhol a pouco tempo e ainda não está familiarizado com as palavras de vocabulário do México, assista a série com um dicionário nas mãos, há muita coisa que é só falada lá e pode causar uma certa estranheza inicial. Não se preocupe que depois de alguns episódios você se acostuma e fica mais fácil de entender.


A quinta e última dica é outra série da Netflix chamada Las Chicas del Cable (As telefonistas), que se passa entre os anos 20 e 30 e são telefonistas antigas daquelas que precisavam ficar trocando os cabinhos para concluir as ligações, sabe? Além disso tem uma temática muito feminista, o início de uma discussão sobre o assunto, com diálogos sobre de mulheres que trabalham e que querem sair da zona comum das que ficam em casa e precisam cuidar dos filhos e também a tomada de consciência dos abusos sofridos pelos homens que agridem suas esposas. A série é espanhola e a história em si é muito cativante, dá uma vontade de assistir tudo em maratona e em um dia só!



Então é isso, nossas cinco dicas de hoje. Comentem sobre o que vocês acharam e sobre outras dicas que vocês tenham para que a gente possa assistir junto e aprender espanhol!



Juliana Maester

Instrutora de Espanhol e criadora do Vamos a Hablar Español

www.vamosahablarespanol.com.br

151 visualizações
© 2020 por Vamos a Hablar Español
Mogi das Cruzes - SP, Brasil l contato@vamosahablarespanol.com.br