© 2020 por Vamos a Hablar Español
Mogi das Cruzes - SP, Brasil l contato@vamosahablarespanol.com.br

Pronomes Pessoais no Espanhol

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Dúvidas na hora de pronunciar os pronomes pessoais no Espanhol, ou até de saber qual deles usar? Aqui você tem as principais dicas pra mandar ver no pronomes pessoais no Espanhol, e as diferenãs de TÚ e USTED, e VOSOTROS e USTEDES!


#pronomesespanhol #espanholonline #vamosahablarespanol #vhe #portalvhe


O tema de hoje aparentemente é bem fácil mas é um dos mais procurados pelos estudantes de espanhol. Espero que possa ajudá-los a entender um pouquinho mais sobre o assunto:


Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais em espanhol são esses:


Yo – Eu

Primeira pessoa do singular

Dependendo da pronúncia, pode ser dito como “iô”, “jô”, “djô”, “chô”. Essas variações são por conta do país ou da região, uma questão de acento e sotaque. Só tome cuidado para não pronunciar como “ío”, meio italiano, sabe?


– Tu

Segunda pessoa do singular

É muito usado em espanhol mas nem tanto em português, onde é mais visto em regiões ao sul. Usado para conversas mais informais, com pessoas que você já conhece, como por exemplo, família, amigos, pessoas com quem você já tem uma relação.


Él – Ele / Ella – Ela

Terceira pessoa do singular

Muito cuidado com a pronúncia, se lembre de pronunciar o “Él” com a letra “E” fechada, sem acentuação, diferente do que estamos acostumados em português. Aqui falamos “Éla”, mas repare que a pronúncia correta em espanhol é “Êlla” e “Êl”. Quanto ao “LL”, pode ser falado como “êia”, “êja”, “êdja”, “êcha” que também estão corretos, mais uma vez, de acordo com as variações do local.


Usted – Você

Terceira pessoa do singular

Igual em conjugações no português e no espanhol, na terceira pessoa. A diferença entre o “Tú” e o “Usted” em espanhol é a formalidade e, no caso do “Usted”, usa-se com pessoas que você tenha uma relação mais formal, por exemplo, de trabalho, hierarquia, pessoas mais velhas.


Nosotros (as) – Nós

Primeira pessoa do plural

A diferença maior aqui é a distinção entre o masculino e feminino, que não existe em português. Lembre-se de usar sempre a palavra completa “Nosotros”, é diferente do que estamos acostumados, mas não existe abreviação e a nossa palavra “Nós” não existe em espanhol.


Vosotros (as) – Vós

Segunda pessoa do plural

Aqui também temos a questão da formalidade, o “Vosotros” corresponde ao plural de “Tú”, então é utilizado para tratamentos informais assim como o seu correspondente no singular.


Ellos – Eles / Ellas – Elas / Ustedes – Vocês

Terceira pessoa do plural

Diferente do que utilizamos em português com “Eles” e “Ele”, vale lembrar que o “Ellos” é o plural de “Él”.


Dicas finais:

Sempre que for usar o “Tú” e o “Usted” atentar às conjugações dos verbos. O “Tú” é sempre em segunda pessoa, por exemplo, Hola, ¿como estás? Enquanto o “Usted” é utilizado em terceira pessoa, por exemplo, Hola, ¿como está?


Na Espanha, ou na Europa em geral, o “Ustedes” é utilizado como plural de “Usted”, nos casos de formalidade que eu coloquei acima. Em contexto América Latina, tanto faz o uso do “Ustedes” para formal ou informal mas atentar sempre às formas do singular “Tú” e “Usted” pois essas sim possuem a diferenciação.



Aproveite para praticar as diferentes pronúncias de “Yo” e “Ellas” e treine bastante para conseguir identificá-las.



Ainda ficou em dúvida? Confira o vídeo completo no nosso canal do Youtube:


Juliana Maester

Instrutora de Espanhol e criadora do Vamos a Hablar Español

www.vamosahablarespanol.com.br

110 visualizações