Quanto tempo para a fluência?

Se você está planejando os seus estudos de espanhol e quer saber quanto tempo você vai precisar pra chegar até a SONHADA fluência: este conteúdo é pra você!


Praticamente toda semana alguém me pergunta:


Quanto tempo pra chegar na fluência do espanhol?

ou

Em quanto tempo eu consigo ficar fluente em espanhol?

ou

Em quanto tempo VOCÊ ficou fluente no espanhol?


E normalmente eu não tenho uma resposta pronta para essas perguntas, e principalmente quando me perguntam sobre mim, a galera se assusta, neh?


Olha só, eu estudo há cerca de 15 anos!


“MEU DEUS! 15 anos é muito, impossível! Vou desistir!”


NÃO, calma! Eu disse que eu estudo há 15 anos, o que significa que o nível da língua que eu tenho hoje é fruto de 15 anos de estudo, de contato com a língua, de viagem, de muito filme assistido e música ouvida.


Significa que eu só atingi a fluência da língua quando eu atingi os 10 ou 15 anos de estudo? NÃO. Eu consegui isso antes, bem antes.

Mas significa que em 15 anos eu já aprendi absolutamente tudo do espanhol?

TAMBÉM NÃO.


Então vamos lá: se você quer atingir a fluência de uma língua, você precisa entender que isso vai te demandar MUITO estudo e dedicação!


Estudar uma língua estrangeira é uma lição pra vida toda. Se você quer manter tudo o que você já aprendeu até aqui, você precisar CONTINUAR estudando. Isso porque a língua é repetição, memória e prática. Se você deixar de usar, vai perder aos poucos.


>> Você já viu vídeo de brasileiro que mora há muitos anos em um país que não fala português, e ele tem pouco contato com brasileiro, e por isso vai perdendo o jeito de falar? As pessoas perdem um pouco o sotaque, esquecem as gírias, diminuem o ritmo de fala. E é comum, porque ela não está mais usando o português no dia a dia dela. Ué, se a gente é capaz de esquecer os trejeitos da própria língua mãe, que dirá de uma língua estrangeira, neh?

Profissionais que trabalham com a língua como professores, tradutores e intérpretes estão estudando o tempo todo, não tem jeito!



Bom, já ficou claro que pra chegar na fluência precisa de muito estudo, neh?

Certo. Então vamos aos números: escolas regulares de idiomas costumam oferecer cursos de espanhol com duração de 3 anos em média (2 aulas semanais de 1h ou 1h30 mais ou menos).


Eu acho que é um período legal se você realmente tem pouco tempo para dedicar aos estudos. Você vai indo em doses homeopáticas e chega lá.


As opções online são mais rápidas, obviamente. Normalmente você encontra cursos de 1 ano a 1 ano e meio.


Outras opções te permitem fazer o seu próprio ritmo, uma vez que o conteúdo está todo disponível em videoaulas, e você organiza o seu próprio tempo para estudar, conforme a sua disponibilidade e necessidade, que é o caso do nosso Portal VHE.


Porque tem gente que precisa se preparar para mudar de país, de emprego e precisa estudar em pouco tempo, e às vezes os cursos engessados não vão te permitir avançar mais rápido, neh? Pois bem, mas a pergunta é: dá pra aprender em menos de 1 ano? Em 8 meses? Em 6 meses? Eu já disse que você precisa estudar MUITO pra chegar na fluência. Então se você quer chegar na fluência de forma rápida, você vai ter que estudar muuuuuito mais, concorda?

Então sim, dá pra aprender em 1 ano, 10 meses, 8 meses, 6 meses ou menos, desde que você se dedique muito, tenha um cronograma de estudo bem organizado, não deixe de estudar nenhum dos conteúdos necessários, e pratique!


Se você quer aprender de forma rápida, eu te indico fortemente procurar um curso que se adeque às suas necessidades, pra que você não perca esse tempo de procurar os conteúdos, organizar, ver se é bom e tals. Além disso, ter o apoio de um professor para tirar as suas dúvidas e um grupo de pessoas pra praticar, é FUNDAMENTAL! No Portal VHE o que os alunos mais gostam é de praticar o dia inteiro no nosso grupo, tirar dúvidas, ter tudo à mão pra poder ter o melhor proveito dos estudos, e de forma rápida e dinâmica!


Consegui sanar suas dúvidas? Espero que sim! Me conta aqui nos comentários: Há quanto tempo você estuda espanhol, e como você faz isso? Qual o seu método/estratégia?


Vou gostar de saber como você está planejando chegar na fluência!


Un beso, chao y hasta luego!


Até a próxima


Un beso, chao y hasta luego!