• Juliana Maester

Vantagens de escolher Espanhol no Enem


Esse é o seu ano de fazer ENEM, e quando você para pra pensar na prova de Linguagens, vem a pergunta crucial: Inglês ou Espanhol?




Bom, este é um blog do Vamos a Hablar Español, e é claro que eu vou te puxar pro lado da língua mais bella e maravillosa, que é o nosso amado espanhol, neh?


Mas calma, que eu quero te explicar as reais vantagens de se escolher espanhol como opção de língua estrangeira no Enem.


Em primeiro lugar, eu preciso te contar que de acordo com os microdados do Enem, apesar de muitos candidatos optarem pelo Espanhol na prova, a média de acertos é de apenas 34%, contra 45% em relação a quem escolhe o inglês como língua estrangeira. Mas se o Espanhol é tão

parecido com o português, e é por isso mesmo que muita gente acaba optando por ele, o que é que está rolando, Brasil?




Eu não sei se você já fez o Enem alguma vez, muito menos qual língua optou, mas como professora de espanhol eu já ouvi muita gente me dizendo que escolheu o Espanhol no Enem, achando que seria bem fácil que o inglês (afinal espanhol é igual ao português, neh?rs), mas que se deram bem mal no final da prova.



"Professora, então você quer dizer que é melhor não escolher o espanhol, porque é muito difícil. É isso?”.



Não, deixa eu te explicar. O problema do relato que eu te contei acima (e que se repete com muitos candidatos do Enem), é que em geral o aluno não se prepara para a prova de Espanhol. Isso porquê segue o velho mito de que a língua espanhola é muito similar à portuguesa, e por isso o portunhol é mais que suficiente pra conseguir um bom resultado na prova.



Você pensa assim também? Ledo engano, meu caro. Experimente checar uma prova de Espanhol, do Enem de edições já realizadas, e me diga você, que nunca estudou nada de Espanhol, se consegue entender TUDO. Você pode até se virar com o portunhol em pequenas e rasas conversas, mas o Enem requer uma interpretação um pouco mais rebuscada do que um simples “Hola, ¿qué tal?”.




Então chegamos à nossa primeira conclusão: se você decidir escolher o Espanhol na sua próxima inscrição do Enem, lembre-se que deixá-lo de lado o ano todo e apenas chegar para a prova esperando um lindo resultado, não será suficiente. Você vai precisar estudar.


Pode ser que com essa informação você tenha voltado a pensar na possibilidade de escolher o inglês para a sua prova. Sem problemas! Vamos raciocinar juntos. Se você tem um bom conhecimento em inglês e se sente seguro em interpretar textos, vá fundo! Mas se sua zona de conforto está mais para o lado do espanhol, ¡ven conmigo!


“Mas e se eu não tenho segurança em nenhuma das línguas, profe?” Era nesse ponto que eu queria chegar! Se você tem pouco conhecimento em ambas as línguas, e quer decidir qual delas terá mais chance de se dar bem até a próxima prova do Enem, eu te indico o Espanhol, com certeza!



Te explico: na sua jornada de estudo para a prova de língua estrangeira do Enem, você vai precisar focar principalmente em 3 pilares: vocabulário, leitura e interpretação. Pra interpretar você precisa ler, e pra ler você precisa conhecer vocabulário (nesse pilar eu englobo não apenas substantivos, mas também verbos, conjugações e etc). E apesar de eu já ter repetido algumas vezes na história do Vamos a Hablar Español que o espanhol não é igual ao português, eu admito que ele é parecido sim. E pra você que tem talvez menos de 1 ano pra se preparar do zero para a sua prova, essa é sim uma grande vantagem em relação ao inglês.


Obviamente você não precisa se preocupar e tornar-se fluente no idioma até o dia da prova do Enem, mas o máximo que puder estudar, melhor. E sério, se você se programar pra estudar a língua com pelo menos 6 meses de antecedência, dá pra conseguir um ótimo resultado! Isso porquê a similaridade do espanhol com o português vai te permitir passar por uma série de vocabulários com uma rapidez muito vantajosa em relação ao inglês, e assim terá tempo de focar nos temas mais críticos, como os verbos e suas conjugações, expressões e uma série de palavrinhas que são mais diferentes e que demandam a sua atenção (isso sem mencionar os falsos amigos, que sempre pedem aquela revisão básica).

Tem pelo menos 6 meses pra estudar para a prova de Língua Estrangeira do Enem? Com um pouco de planejamento e dedicação tenho certeza que você vai conseguir gabaritar a prova e garantir mais tempo pra se dedicar àquelas disciplinas que te dão mais “trabalho”.



Quer uma mãozinha nos estudos de espanhol, com tudo organizado e planejado? Vem conferir o que VHE tem pra você:


youtube.com/vamosahablarespanol

instagram.com/vamosahablarespanol

passeidireto.com/listas/vamosahablarespanol



Junte-se aos alunos do Portal VHE: www.vamosahablarespanol.com.br




152 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo