Telegram

Faça parte do grupo

Vantagens de Estudar Novos Idiomas

e6900d_4d7006eedbd6413bbbe856059d4292a4_mv2 (1)

Eu não sei há quanto tempo você começou a pensar em estudar uma nova língua, muito menos se você já tem experiência nessa aventura de aprender um idioma diferente do seu materno. Pode ser que você esteja pensando em entrar nesse mundo pela primeira vez, ou talvez retornar a essa jornada tão desafiadora. Independente do seu caso, imagino que uma dose de motivação nunca é demais.

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre alguns benefícios de estudar novos

idiomas como melhores oportunidades no

mercado de trabalho, poder se comunicar com tranquilidade em viagens internacionais, e até fazer novas amizades e vivenciar culturas diferentes da sua. Esses são alguns exemplos clássicos do porquê você deveria decidir cair fundo nessa empreitada de aprender uma nova língua, mas, apesar de bastante difundido, pode ser que você desconheça ou simplesmente não tenha parado pra refletir acerca dos benefícios que o estudo de um novo idioma trazem para a sua mente.

Afinal, já que a ciência nos diz que o cérebro humano é capaz de tantas coisas incríveis, você achou que aplicar tantas horas de leitura, audição e fala não trariam mais resultados do que simplesmente uma nova gaveta de armazenamento de um número enorme de vocabulários e pronúncias aprendidos? Pois bem, a notícia boa é que pesquisas indicam que os cérebros bilíngues são capazes de uma série de conexões mentais muito maior do que um cérebro falante apenas da sua língua mãe. Nós, que falamos mais de uma língua, desenvolvemos uma habilidade de raciocínio e rapidez bastante elevada, devido à necessidade de acessar um determinado conhecimento dentro de um número muito grande de dados.

Aprender uma nova língua requer um grande treinamento do nosso cérebro, que precisa separar as informações de cada idioma, as pronúncias, as palavras e suas semânticas. Somos capazes de conhecer diferentes significados de uma mesma palavra em diferentes línguas (um abraço para os falsos amigos!rs), e também diferentes palavras sinônimas para expressar um único sentimento (estudantes de espanhol que o digam, tendo que aprender um pouco do sotaque e regionalismos de mais de 20 países).

E para além do ambiente dos idiomas, levamos essa habilidade de raciocínio rápido para todas as áreas da vida. Outros estudos passam a ser mais fáceis, novas conexões são feitas com um nível de sucesso superior. E caso você ainda esteja em dúvida sobre a sua entrada nesse universo dos novos idiomas, pesquisas apontam também que estudar uma língua estrangeira pode retardar os sintomas do Alzheimer.

Um cérebro bem treinado por conta do estudo de um segundo, terceiro ou quarto idioma

pode te trazer resultados que vão muito além da própria língua. Reflexões como essa me enchem de ânimo para reforçar os estudos e trabalhar para uma mente cada vez mais ativa e pronta para novas experiências. E é claro, sem esquecer dos benefícios clássicos como as viagens internacionais com tranquilidade e um mundo todo aberto pra poder trabalhar pra qualquer país, de qualquer lugar. Que mundo fantástico esse, dos idiomas!

Deixe um comentário