Telegram

Faça parte do grupo

Verbo Gustar – menos simples do que parece!

maxresdefault (48)

Uma das principais estruturas diferentes do Espanhol em relação ao Português é a conjugação do verbo gostar (GUSTAR). Confira aqui o jeito certinho de conjugar esse verbo tão usual!

Hoje nós vamos falar sobre o verbo GUSTAR, que costuma causar um pouco de confusão para quem começa a estudar, pois a estrutura dele é bem diferente do português. Vamos conversar um pouquinho sobre esse verbo hoje e tirar algumas dúvidas.

A conjugação dos verbos regulares de primeira conjugação no Indicativo Presente, como o verbo AMAR, por exemplo, é igual ao português.

Yo amo

Tú amas

Él / Ella ama

Nosotros /as amamos

Vosotros /as amáis

Ellos / Ellas aman

Quando pensamos no verbo GUSTAR já achamos que a conjugação será a mesma, mas não é. Esse verbo tem uma estrutura bem diferente, porque na verdade se altera o pronome que vem antes. Vamos aos exemplos:

A mí me gusta la manzana

Percebe que colocamos um pronome diferente antes do verbo? A mesma frase com as outras pessoas fica com a mesma conjugação, mudando apenas os pronomes que vêm antes.

A ti te gusta la manzana.

A él le gusta la manzana.

A nosostros nos gusta la manzana.

A vosotros vos gusta la manzana.

A ellos les gusta la manzana.

Não importa se a pessoa é singular ou plural, a conjugação vai ficar sempre igual. Essa é a forma completa, mas temos também uma que é a forma curta:

Me gusta la manzana.

Te gusta la manzana.

Le gusta la manzana.

Nos gusta la manzana.

Vos gusta la manzana.

Les gusta la manzana.

Lembre-se de tomar cuidado para não misturar as duas. Ou se usa a forma completa ou a curta.

Outra diferença é no objeto, no complemento que vem depois do verbo. Em português costumamos dizer: “Eu gosto de maçã”, com uma preposição (de) depois do verbo. No espanhol é diferente, o verbo GUSTAR pede apenas o artigo correspondente ao gênero do substantivo:

A mi me gusta la manzana.

E a última coisa (prometo!) sobre esse verbo que eu quero falar pra vocês, é sobre a questão do singular e plural relacionadas ao objeto, que é o que vai definir se o verbo virá no singular ou no plural, mesmo que a pessoa esteja no singular. Assim:

A mí me gustan las manzanas.

Nesse exemplo, “las manzanas” representa um plural. Logo, o verbo concorda com o objeto, e não com a pessoa. O complemento é quem comanda o verbo!

Espero que vocês tenham gostado!

#verbogustar #gustar #espanhol #aprenderespanhol #espanholonline #espanholparabrasileiros #vamosahblarespanol #vhe #portalvhe

Juliana Maester

Instrutora de Espanhol e criadora do Vamos a Hablar Español

www.vamosahablarespanol.com.br

Deixe um comentário