VHE no Chile | Diário de Aprendizajes | Dia 7

Atualizado: 26 de Jun de 2019

Bandeira do Chile

Último dia de viagem! A volta é só à noite, dá pra curtir mais um pouquinho! Fomos ver a famosa troca da guarda, no Palácio La Moneda. Naquele dia, às 11h. Chegamos um pouco depois do início, mas conseguimos ver um pouco. Praça cheia, todos turistas, acredito.

Uma cerimônia perfeitamente ensaiada e calculada. Coisa linda! Uniformes impecáveis, cavalos muito bem cuidados, uma banda de ótima qualidade, e músicas que embalaram todos que assistíamos! A guarda dos últimos 2 dias se despede andando o quarteirão a frente, e nova equipe adentra o palácio para inicar o trabalho. Acompanhamos um pouquinho a equipe que saía para descanso, e vimos que ela ia até uma rua próxima, onde um transporte os aguardava para levá-los.



Acabou, e agora?rs Tínhamos uma gravação agendada com a Lyzli, uma brasileira residente no Chile mega simpática que aceitou gravar um vídeo com a gente. Encontramos ela pelo seu canal no youtube ainda quando estávamos no Brasil, e ela prontamente aceitou nosso convite/pedido de gravação. Mas enquanto o horário agendado não chegava, fomos andar mais um pouquinho pelo centro.



Dessa vez sem pressa e sem lombar pedindo descanso, olhamos cada lojinha que nos interessava, vimos artesanatos e apreciamos artistas de rua. Até compramos umas coisinhas,rs. Buscamos um lugar pra comer e nos dirigimos até o Cerro Santa Lucia, um dos vários morros bastante altos e famosos de Santiago. Cerca de 20 min de caminhada e é possível subir até o topo e apreciar uma bela vista! A entrada era o nosso ponto de encontro com a Lyzli. Chegamos e já estava sentada na grama como uma tipica chilena,rs. Que encontro bom! Logo buscamos um local interessante para gravar e trocamos muitas informações preciosas pra quem desbrava uma nova cultura! Lyzli nos levou a refletir sobre o verdadeiro sentimento de ser um estrangeiro. Um país diferente, com pessoas, comidas e cultura diferentes, longe da família. Nós encararíamos essa aventura, sem data pra retorno? Seguimos refletindo,rs.


Após a gravação saímos para buscar uma casa de câmbio, pois nos faltavam comprar algumas lembrancinhas, e os pesos já haviam acabado. Sábado à tarde, centro de Santiago já praticamente todo fechado!

Voltamos ao apartamento, hora de fazer as malas! Levamos mais tempo para armazenar as "botellas de vino" (garrafas de vinho) do que as próprias roupas,rs. Tomamos um último banho e decidimos ir tomar um café, antes de ir. Também já não havia tantos lugares abertos, mas fomos a uma pequena cafeteria na mesma rua em que estávamos hospedados. "Un capuccino y un muffin", pedi. Aliás, é algo que se vê muito no Chile. E de framboesa, super raro pra gente do Brasil!rs Delicioso!!


Voltamos ao apartamento, ajeitamos os últimos detalhes e pedimos um uber. Pela primeira vez, inclusive. Fizemos absolutamente tudo de metrô ou a pé durante toda a semana. Mas como precisávamos estar à meia noite no aeroporto, achamos melhor não ter o risco de nos perder no meio do caminho usando um transporte público. Pra não perder a última oportunidade, fomos conversando com o motorista, que foi muito simpático! Nos explicou detalhes sobre alguns bairros, estradas, um sistema de pedágio super moderno, e ainda nos contou sobre a sua viagem ao Brasil. E chegamos no aeroporto!

Mais uma visitinha às lojas de artigos chilenos, comprei uma pulseira (acho que estou fazendo uma coleção de pulseiras dos países visitados,rs). Embarcamos e refletimos sobre toda a experiência.


A essa altura já estávamos cansados e com saudades de casa, confesso. Mas com uma gratidão enorme pela experiência vivida e um desejo de poder voltar, um dia.

Mas esse só foi o início das experiências transculturais do VHE, e nós só podemos aguardar as próximas!


#vamosahablarespanol #vhe #portalvhe #vhenochile #chile #diariodeaprendizajes #lamoneda



Juliana Maester

Instrutora de Espanhol e criadora do Vamos a Hablar Español

www.vamosahablarespanol.com.br

0 visualização
© 2020 por Vamos a Hablar Español
Mogi das Cruzes - SP, Brasil l contato@vamosahablarespanol.com.br